domingo, 25 de janeiro de 2015

Projeto Lendo o Mundo





Olá mundo!! Que tal começarmos 2015 (apesar de já estarmos no final do mês) com um projeto de leitura que tem TUDO a ver com o blog? 

Para mim, a segunda melhor forma de viajar é através dos livros (a primeira, é claro, é pegando as malas e saindo de casa rumo ao desconhecido). E quando falo em livros, não me refiro apenas ao viajar por mundos fantásticos e/ou descrições dos lugares cenários de um romance e a cultura de uma sociedade personagem desses tais livros. Mas também, sobre a possibilidade de ler o mundo pelos olhos (palavras) de diferentes escritores, de diferentes países. Afinal, estamos bastante familiarizados com a literatura/cultura brasileira, americana (EUA) e a inglesa, né? Mas e a literatura/cultura eslovena, coreana, equatoriana, e nigeriana? eaheaheahea Eu, pelo menos, nunca li nada desses  países e nem conheço obras ou autores para poder citar aqui, e você?

Por isso, quando li sobre o Projeto Lendo o Mundo no blog Literature-se, inspirado no projeto A volta ao mundo em 198 livros do blog Viaggiando e no A year of reading the World da Ann Morgan, cuja ideia geral é ler um livro de um autor de cada um dos 198 países (os 193 países membros da ONU e seus dois estados-observadores - Palestina e Vaticano -, além de Kosovo, Taiwan e Saara Ocidental), minha reação foi tipo...

Sempre crio metas de leituras aleatórias e temáticas, mas até hoje nunca consegui finalizar nenhuma com sucesso. Acabo mudando o foco no meio do caminho e escolhendo outros livros para ler e, assim, deixando muitos livros da minha estante eternamente com o status de "não lidos". Por isso, para o Projeto Lendo o Mundo resolvi começar com os livros que já tenho na estante. Ao todo, foram apenas 12 que se encaixavam na proposta, então o intuito é ler pelo menos um em cada mês desse ano, intercalando com outros leituras que eu achar interessantes no meio da viagem e também com os sorteados na minha TBR Jar. Mas tudo isso sem pressa e/ou cobrança, se não conseguir concluir esse ano, deixo para o próximo e está tudo ótimo! E quando eu terminar de ler esses 12 livros, farei uma parte 2 do projeto com mais 12 livros que irei caçar nesse meio tempo e assim eternamente até ler pelo menos um livro de cada país do mundo \ò_ó/. 

Como a Mell Ferraz do blog Literature-se falou no post dela, este não é um projeto para o ano, nem nada com uma meta pré-estabelecida, é sim, um projeto para a vida. E aqui eu complemento ser um projeto para enriquecer a vida, a alma, o conhecimento, a cultura e o coração de um leitor.

Então, eis a lista dos selecionados que já se encontram na minha estante:

África do Sul: Cotoco, de John van de Ruit 
Austrália: Bela Maldade, de Rebecca James 
Bélgica: O Assassino sem rosto, de Simenon
Colômbia: Cem Anos de Solidão, de Gabriel Garcia Márquez (LIDO em Agosto/2015)
Dinamarca: O último homem bom, de A. J. Kazinski    
Espanha: A Sombra do Vento, de Carlos Ruiz Zafon (LIDO em Fevereiro/2015)
Irlanda: P.S. Eu te amo, de Cecelia Ahern  
Japão: 1Q84, de Haruki Murakami 
Noruega: O Dia do Curinga, de Jostein Gaarder (LIDO em Abril/2015)
República Tcheca: O Processo, de Franz Kafka
Rússia: O Jogador, de Dostoiévski 
Suécia: Os Homens que não amavam as mulheres, de Stieg Larsson  

Já estou lendo A Sombra do Vento (leitura iniciada no ano passado, que parei por um tempo e agora estou retomando), e super empolgada para conhecer autores de todas as partes do mundo. Já li outros livros de alguns dos autores que estão nessa lista,  e até outros autores dos países citados, mas não quis contar com essas leituras anteriores para o projeto e partir do zero. E também não tenho uma ordem exata de leitura, vai ser no modo aleatório mesmo hehe. Quem tiver boas indicações de autores estrangeiros e também de livros que se passam em outros países (sejam no contexto de viagens ou não), deixa aqui nos comentários que eu vou adorar conhecer!!

E quem quiser acompanhar o que ando lendo e as atualizações da minha estante, é só me Adicionar/Seguir no Skoob.

Até a próxima e boas leituras!

Um comentário:

  1. Excelente ideia para conhecer novos escritores *_* adorei esse projeto, tentarei fazer... mas tenho que comprar livros rsrsrs

    <3
    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir

Dê sua opinião, sugestão ou apenas um comentário de apoio moral!!